sábado, dezembro 30, 2006

Gethsemane (I Only want to say)

Entre a santa ceia e a traição de Judas, JC se retira para meditação nos jardins de Gethsemane, ao pé do Monte das Oliveiras, no local em Jerusalém onde hoje existe a Igreja das Nações. Ele reza, visualiza seu final infeliz, e se questiona se valerá a pena morrer por seus ideais, se com isso suas palavras terão maior repercussão. Interpretação bem “hippie” do cantor de rock Ted Neeley, que ainda hoje interpreta o personagem nas várias montagens da peça.

A propósito, trecho do site Wikipédia a respeito desta seqüência:
“Após seus apóstolos terem ido dormir, Jesus fala com
Deus, seu pai. Jesus O questiona perguntando o motivo de ele ter que ser quem morre e o que sua morte significará no "grande esquema das coisas". Mas Jesus reconhece que não pode ir contra o plano divino – seja sabendo o significado de sua morte ou não –, e concorda em morrer de acordo com o plano ("Gethsemane"). Judas chega com os soldados e, para mostrá-los quem é Jesus, beija-o na face.”




Letra e tradução

I ONLY WANT TO SAY (GETHSEMANE)
Jesus:
I only want to say,
If there is a way,
Take this cup away from me.
For I don't want to taste its poison,
Feel it burn me.
I have changed.
I'm not as sure, as when we started.
Then, I was inspired.
Now, I'm sad and tired.
Listen!
Surely, I've exceeded expectations,
Tried for three years, seems like thirty.
Could you ask as much from any other man?
But if I die
See the saga through
And do the things you ask of me,
Let them hate me, hit me, hurt me,
Nail me to their tree.
I'd want to know, I'd want to know, My God,
I'd want to see, I'd want to see, My God,
Why I should die.
Would I be more noticed
Then I ever was before?
Would the things that I've said and done
Matter any more?
I have to know,
I have to know my Lord
I'd have to see,
I'd have to see, my Lord
If I die, what will be my reward?
I'd have to know,
I'd have to know my Lord
Why should I die?
Can you show me now
That I would not be killed in vain?
Show me just a little of your omnipresent brain.
Show me there's a reason
For you wanting me to die
You're far to keen on where and how
But not so hot on why
Alright!I'll die! – Oh!
Just watch me die!
See how , see how I die!Oh!
Just watch me die!
Then, I was inspired.
Now, I'm sad and tired.
After all, I've tried for three years
Seems like ninety.
Why then am I scared to finish
What I've started....
What you started
I didn't start it!
God!
Thy will is hard,
But you hold every card.
I will drink your cup of poison!
Nail me to your cross and break me!
Bleed me,
Beat me,
Kill me!
Take me now..before I change my mind.

EU APENAS QUERIA DIZER (GETSEMANE)

Eu apenas quero dizer que
Se existir uma saída
Afaste este cálice de mim
Porque eu não querosaborear esse veneno
Sentir isso me queimando
Eu mudei,
Eu não tenho tanta certeza
Como quando começamos,
Naquele tempo eu estava inspirado
Agora
Estou triste e cansado
Ouça
Com certeza eu excedi as expectativas
Tentei por três anos,
Pareceram trinta
Você poderia pedir tanto assim
De qualquer outro homem?
Mas, se eu morrer,
Vejo o destino se cumprir
Fazer as coisas que você me pede
Deixá-los me odiar, me bater, me machucar
Pregar-me no madeiro
Eu queria saber,eu queria saber meu Deus
Eu queria saber,eu queria saber meu Deus
Eu queria ver,eu queria ver meu Deus
Eu queria ver,eu queria ver meu Deus
Por que eu
Devo morrer
Eu seria mais notadodo do que já fui antes?
As coisas que falei e fiz
Teriam mais importância?
Eu teria que saber,teria que saber meu Deus
Eu teria que saber,teria que saber meu Deus
Eu queria ver,eu queria ver meu Deus
Eu queria ver,eu queria ver meu Deus
Se eu morrer o que será minha recompensa?
Se eu morrer o que seráminha recompensa?
Eu teria que saber,teria que saber meu Deus
Eu teria que saber,teria que saber meu Deus
Por que
Por que eu devo morrer?
Oh, por que eu devo morrer?
Você pode me mostrar agora
Que eu não seria morto em vão?
Mostre-me apenas um pouco
Da sua mente onipresente
Mostre-me que há uma razão para Você querer que eu morra
Você está muito ansioso sobre o onde e como
E não muito entusiasmado do por que
Tudo bem!
Eu morrerei.
Oh, Oh
Me veja morrer!
Veja como
Veja como eu morro!
Oh-h-h
Veja-me morrendo!
Naquela época
Estava inspirado,
Agora,
Estou triste e cansado
Afinal
Eu tentei por três anos
Parecem noventa.
Por que então eu tenho medo de terminar
O que eu iniciei?
O que Você iniciou.
Eu não iniciei isso
Deus
Sua vontade é dura,
Mas Você segura todas as cartas na mão
Eu beberei
Seu cálice de veneno
Pregue-me em sua cruz
E quebre-me
Sangre-me,
Bata-me, mate-me,
Leve-me agora
Antes que eu mude de idéia.

5 comentários:

Joaninha disse...

vim aqui ter pelo blog verbumproverbo e é mt fixe este blog. conseguimos ter imensa informaçao sobre este espetacular filme. continua assim
abraço

João Octávio disse...

desculpa a demora pra responder.
Adorei esse blog, assim que tiver tempo, vou adiciona-lo nos links do meu.

Persona Naturale disse...

Oi Leonor!
O que se passa? Já não escreve mais no blog? Não desista, continue a escrever, pois eu cá estarei para o visionar e comentar.

Beijinhos

Persona Naturale disse...

Oi! Obrigada pela resposta ao meu comentário!
O seu blog Falando de Dança está muito "legal" (é assim k se diz no Brasil não é? Nós também temos esta palavra, mas é utilizada no sentido de certa coisa ser "legal", ou seja, de acordo com a lei, n sendo assim ilegal.)

Beijinhos e fico à espera ansiosa por novas postagens.

P.S.: Já adicionei este blog aos meus favoritos.

Persona Naturale disse...

Também lhe respondi no post que comentou no meu blog!

Abraços