A sequência abaixo do filme é o trecho mais longo que encontrei no Youtube, também postado por Rich, e engloba vários "atos" da peça: a prisão de JC, Pedro prontificando-se a defendê-lo, a multidão abordando JC a caminho da prisão, o interrogatório com Caifás e a decisão de levá-lo a Pilatos. Em seguida, os apóstolos se dispersam e Pedro é reconhecido num acampamento. Com medo de também ser preso, ele nega por três vezes que conheça JC. Terminando, a sequência em que Pilatos se recusa a julgar JC e ordena que este seja levado a Herodes.
Agora o trecho a respeito desta parte do roteiro, pesquisado no site Wikipédia, com links para o aprofundamento da pesquisa:
Jesus diante de
CaifásJesus é preso. Quando seus apóstolos acordam, tentam lutar com as autoridades para liberar seu
messias, mas Jesus pede a eles que guardam as
espadas e deixem as autoridades levá-lo a Caifás. Enquanto é levado a Caifás, uma multidão de
repórteres perguntam a Jesus o que ele fará, mas ele não quer comentar o assunto. Quando Jesus encontra-se com Caifás, Caifás pergunta se ele é o filho de Deus. Jesus responde dizendo que nunca disse isso sobre si mesmo, e que somente os outros o chamavam assim. Tal resposta já serve de justificativa para os padres enviarem Jesus a Pôncio Pilatos ("The Arrest").
Enquanto isso, o apóstolo Pedro é confrontado por um velho, um soldado e uma criada, tendo cada um deles dito que lembrava ter visto Pedro com Jesus, mas Pedro nega, a todos os três, que o conhece. A negação de Pedro é testemunhada por Maria, que, depois dos três irem embora, pergunta a Pedro por que ele negou Jesus. Pedro responde que teve de o fazer para salvar a si mesmo, já que provavelmente seria preso e processado se fosse descoberto que era amigo próximo de Jesus. Maria se pergunta como Jesus sabia que Pedro iria traí-lo ("Peter's Denial").
Jesus é trazido a Pilatos, que debocha dele. Quando Pilatos pergunta a Jesus se ele é o filho de Deus, Jesus diz a Pilatos a mesma resposta que deu a Caifás: "É o que vocês dizem". Pilatos não fica satisfeito com a resposta, mas como Jesus é da
Galiléia, ele não está sob sua
jurisdição, e então o envia para o
Rei Herodes ("Pilate and Christ").
Fonte: Wikipédia, com links de pesquisa
A seguir o clipe, do filme de 1973:
1 comentário:
A versão de 2000 é do pior! Bem podem tentar, mas nada chega ao nível do original.
Enviar um comentário