quinta-feira, julho 26, 2007

Qual o melhor intérprete de JC

Na comunidade do Orkut "Jesus Christ Superstar" está sendo realizada uma enquete para saber, na opinião de seus membros, qual o melhor intérprete de JC. A enquete foi criada devido à ardorosa discussão em tópico específico da comunidade, que praticamente acabou em "bate-boca" virtual.
Para quem (ainda) não sabe, o papel de JC foi desempenhado por diferentes cantores, iniciando com Ian Gillan, que gravou a trilha original em 70, depois teve Jeff, que atuou na primeira montagem teatral, seguiu-se Ted, que atuou no filme, e por aí vai. Na enquete da comunidade foram escolhidos para votação os cantores das montagens de maior importância, segundo a avaliação do moderador.

1-- Ian Gillan - 1970 Original Concept Recording

Comentários: Clipe com com o aúdio. Vocalista do Deep Purple, ele gravou o disco que originou a montagem da peça, na qual ele não atuou. Dizem que os autores optaram fazer a gravação da peça antes de iniciarem a produção, para sentir como o público reagiria às colocações do enredo. O disco foi sucesso absoluto (principalmente a música I Don't know how to love him), ficou muito tempo em primeiro lugar nas listagens das rádios, e abriu as portas para que o espetáculo fosse montado. Até hoje, conforme comentei no início desta postagem, especula-se se o sucesso do filme não teria sido maior se ele tivesse aceito fazer o papel principal (dizem que ele declinou do convite por estar em excursão com o Deep Purple). Para quem domina o inglês, vale dar um duplo clique em cima da telinha do clipe para abrir a página de hospedagem dessa filmagem no YouTube e ler os comentários dos fãs do filme.

2-- Jeff Fenholt - 1971 Broadway / 1992 London

(não disponível no YouTube)

3-- Ted Neeley - 1973 Movie Soundtrack / ADTour

Comentários: Ted Neeley fez o papel de soldado romano e de leproso na montagem da Broadway de 71, além de ser o "cover" de Jeff em caso de necessidade. Perdeu os testes para a seleção do elenco do filme por razões que contarei mais tarde. O que dizem é que, nas vésperas de embarcar para as filmagens em Israel, o diretor foi abordado por Ted no saguão do hotel em que aquele se hospedava. Vestido de JC, Ted cantou para ele... e ganhou o papel principal. Mas isso é outra história...

4-- Camilo Sesto - 1977 Spanish Cast

5-- John Farnham - 1992 Australian Revival Cast

(não disponível no YouTube)

6-- Steve Balsamo - 1996 London Lyceum Recording. Este aqui, além de ter um vozeirão, é um gato! Aproveitem os links do YouTube ao final da projeção e conheçam outros clipes do cantor.

7-- Sebastian Bach (vocalista do Guns N' Rose****) - Broadway Cast

****ops, errei, vocalista do Skid Row (obrigada pela correção, pessoal!

(vídeo removido do YouTube - http://www.youtube.com/watch?v=o0zOfrUR2Ds )

8-- Glenn Carter - 2000 Movie Remake OST

Comentários: Sou suspeita para falar sobre este aqui porque já dei minha opinião em postagens anteriores. Achei o jeito de interpretar dele meio feminino. Mas a gente tem que admitir que teve fôlego para interpretar essa canção. Apesar de os entendidos dizerem que faltou-lhe técnica vocal, que ele não era cantor lírico (um bom tenor, como pede o papel principal de uma ópera) mas apenas um ator que cantava. Como não sou expert no assunto, deixo a discussão para os entendidos. Como diz meu pai, nesse meio de cobras, eu sou mero lagarto.

Se você quiser participar da votação, segue o link para solicitar sua entrada na comunidade:http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=14574 . A comunidade tem cantores e músicos como membros mais participativos, daí porque discutem mais a técnica vocal dos candidatos.

5 comentários:

Bruno Fernandes disse...

Parabéns pelo blog! Muito bom! Mas aqui, gostaría de fazer uma correção; Sebastian Bach era vocalista do Skid Row. O vocalista do Guns é o Ixl Roses.

Mas é isso aí! Esse blog tá de parabéns!

Bruno"

Fernando Gilliatt disse...

Leonor...

Vc não vai contar sobre o Ted Neeley ter perdido os testes pra seleção do elenco do filme??? Estou curioso...

Valeu...

Anónimo disse...

Oi amiga eu publique o teu blog no meu blog http://friendsforever-anjos.blogspot.com/ (se não gostares diz.me qualquer coisa e eu tiro).
Eu adoro o teu blog porque sou super fã do filme e da peça de teatro.
Espero virmos a teclar.
Beijos grandes fica bem...

Persona Naturale disse...

Oi Leonor! Tdo bem? Passei aqui para lhe dizer que o Musical de Jsus Cristo Sperstar que lhe falei, tem a sua estreia no Domingo em Lisboa, no Teatro Politeama. É claro k vou ver!

Bjinhos

Friends Forever disse...

oi amiga adoro o teu blog!!!
Eu sou a http://friendsforever-anjos.blogspot.com/ .. só que não sei o que se passou ao meu blog que tive de fazer outro por isso agora o meu novo blog é http://friendsforever-anjinhos.blogspot.com/

Mais uma vez parabens amiga!!! se deus quizer vou ver a peça de teatro que está em Lisboa... adoro o filme e a peça que houve em londres.
beijos grandes fica bem.:)